Os impactos das exigências e necessidades de sustentabilidade na avaliação imobiliária estiveram em destaque durante a conferência organizada pela Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários na última sexta-feira, em Lisboa.
Sob o mote “Avaliação e Sustentabilidade – Um novo paradigma”, o evento, que se realizou no Museu do Oriente, foi composto por uma série de painéis que focaram esta questão, em particular a incorporação das novas diretivas europeias na atividade da avaliação imobiliária, e como a sustentabilidade vai começar a ter um peso diferente no valor dos imóveis.
Ramiro Gomes, Presidente da Direção da ANAI, salientou no seu discurso que esta conferência marca «o encerramento do projeto High Value – Inovação e Sustentabilidade. Por outro, espera também marca o início de um novo ciclo para o setor da avaliação imobiliária em Portugal, para as empresas e para os seus profissionais. Um novo ciclo em que se reconheça a importância deste setor quer para a estabilidade do sistema financeiro, mas também a sua relevância para a cadeia de valor do setor da construção e do imobiliário».
Vida Imobiliária, 22 de fevereiro de 2022